Curiosidades Nítido: História do Jeans

Roupas em tecido jeans são peças curingas no guarda-roupa de qualquer mulher. O jeans oferece versatilidade e democracia ao uso, podendo ser usada em qualquer estilo e construir diversos looks.

Apesar de ser considerado um tecido atual, sua origem remonta o século XVI, em 1972, quando se iniciou sua fabricação na cidade de Nimes, na França. Acredita-se que a denominação "Denim" provém da abreviação de "Tecido de Nimes", como ficou conhecido. Somente com a sua expansão pela Europa adaptou-se a diversas atividades por apresentar aspecto durável e resistência. O denim passou a ser utilizado como roupas para trabalhadores do campo e por marinheiros italianos, sobretudo os do Porto de Génova. Muitos afirmam que assim surgiu o nome "Genes" que mais tarde foi chamado de "Jeans" pelos norte-americanos.

Marinheiros de Génova

Outro fato histórico que marcou para sempre o jeans no vestuário ocorreu em 1853, no período da corrida pelo ouro nos EUA. O jovem comerciante Levi Strauss que vendia lonas em garimpos e minas, mantinha um estoque do tecido encalhado após uma longa temporada de venda, e teve a brilhante ideia de fazer algumas calças com suas lonas, transformando-as em artigos mais resistentes e mais duráveis, características que alavancaram suas vendas. Contudo, esse material ainda era muito rígido e desconfortável, o que fez Strauss buscar outras alternativas, encontrando o denim como opção que atendia as expectativas dos mineradores.

Mineradores e suas calças

Somente em 1972, as calças começaram a receber aplicações de aviamentos, como rebites de cobre nos bolsos, aumentando ainda mais a sua resistência. E em 1980, o jeans passou a receber o tingimento na cor azul índigo (até então ela apresentava tom amarronzado), tornando-o que o jeans é hoje.

Calça Jeans de Levi Straus

A partir disso o denim recebeu aviamentos e acabamentos diferentes, ganhou popularidade entre todas as faixas etárias, classes sociais e gêneros, obteve status, tornou-se acessível e conquistou o espaço que tem atualmente em diversos segmentos.

Aplicação de jeans na moda

Comentários